domingo, 14 de junho de 2015

Mudanças na Europa Ocidental - dos séculos XI ao XVI - parte 1

Entre os séculos XI e XVI, a Europa Ocidental passou por mudanças sociais, políticas, econômicas, culturais e religiosas. Foi nesse período que o feudalismo alcançou seu apogeu e depois entrou em colapso até seu fim, quando as cidades e o comércio ressurgiram, quando os reis retomaram seu poder e formaram nações e quando surgiu o absolutismo. Além disso, este período é repleto de mudanças na cultura e na ciência e, inclusive, mudanças religiosas com o surgimento de novas doutrinas e igrejas.
Esse post tem por objetivo retomar as principais reflexões desse período, porém, de forma resumida, simples e objetiva, direcionada para o estudo e revisão do conteúdo estudado pelos 7º anos do Ensino Fundamental. 

Cruzadas

Iluminura de manuscrito do século XIV
As Cruzadas foram expedições militares e religiosas que saíram da Europa Ocidental durante os séculos XI, XII e XIII e que foram lideradas pelos cristãos que tinham como objetivo reconquistar a Terra Santa. Jerusalém havia sido tomada pelos muçulmanos e o papa Urbano II, em 1095, convocou todos os cristãos para lutar contra os infiéis. Os principais envolvidos nas Cruzadas foram os cristãos europeus e os muçulmanos. Os cristãos eram chamados de cruzados por causa da cruz que eles bordavam em suas roupas. Diziam-se os soldados de Cristo. O principal objetivo das Cruzadas não foi conquistado, que era retomar a Terra Santa, porém, houveram outras consequências que foram muito importantes para a Europa Ocidental durante a Baixa Idade Média, como a retomada do comércio entre Ocidente e Oriente e a reativação do Mar Mediterrâneo.

Inovações técnicas agrícolas e o renascimento comercial e urbano

Uso do arado de ferro e a rotação trienal do campos.
A partir do século XI diversas inovações técnicas contribuíram para o aumento da produtividade e como resultado houve a produção de excedentes. As principais inovações foram:

a) O uso da charrua - arado de ferro em substituição ao de madeira;
b) Introdução do sistema de rotação dos campos (rotação trienal);
c) Modificação do atrelamento do cavalo para o peito, o que aumentou seu rendimento e resistência;
d) Difusão de moinhos acionados pela força do vento e da água, que proporcionou o aumento da velocidade de produção e da qualidade do alimento.

O aumento da produtividade contribuiu para o crescimento populacional, ao mesmo tempo, o excedente produzido passou a trocado e posteriormente ser comercializado. Dessa forma, houve o estímulo ao retorno do comércio local e consequentemente, das cidades. As cidades que surgiram receberam a população vinda dos campos. Essas pessoas passaram a dedicar-se à diferentes ofícios, principalmente, relacionados ao artesanato. Além disso, foi nesse momento que surgiu um novo grupo social: a burguesia. Os burgueses dedicavam-se às atividades comerciais e bancárias (como câmbio de moedas e empréstimos). Este contexto de mudanças nada mais é o que chamamos de Renascimento comercial e urbano.

Renascimento Cultural e Científico

O Renascimento Cultural e Científico foi um movimento de mudanças relacionadas à cultura e à ciência, que modificou formas de viver e pensar de parte dos europeus durante a Baixa Idade Média. Este movimento de mudanças iniciou em cidade italianas como Gênova e Florença, que na época eram importantes comercialmente, já que os produtos orientais entravam na Europa através de seus portos. A diversidade de pessoas, cultura e pensamento nessas cidades, possibilitou o renascimento da cultura e da ciência. Porém, é necessário afirmar que os homens desse tempo negaram muitos dos valores medievais e por esse motivo buscavam "renascer" a cultura greco-romana como forma de se opor à concepção medieval de vida, pensamento e ciência. As principais características desse movimento é a busca pelos valores greco-romanos; racionalismo (todo conhecimento deve ser compreendido pela razão e tê-la como base); cientificismo (explicações baseadas no conhecimento, no estudo, na observação e experimentação) e humanismo (ser humano passa a ser o centro dos interesses em todas as esferas da vida).
Foi nesse período que surgiram renascentistas como Leonardo da Vinci, Nicolau Copérnico e Galileu Galilei. Esses homens dedicavam-se à produção de obras de arte utilizando novas técnicas como a noção de perspectiva e realismo, bem como, a produção de novos conhecimentos relacionados à física, medicina, geografia, zoologia, botânica, etc. E não podemos deixar de atribuir importância ao invento de Gutenberg, a prensa, que permitiu a produção de livros de forma impressa em vez de manuscrita, o que facilitou a circulação dos conhecimentos que estavam sendo produzidos naquela época.
Abaixo você pode assistir um trecho do filme "O mundo de Sofia", baseado em um livro com o mesmo nome. Este trecho mostra Sofia aprendendo o renascimento na prática. Vale a pena assistir:


Reforma Protestante

A Reforma Protestante foi um movimento de ruptura da Igreja Católica no século XVI. A partir de críticas e  da contestação da Igreja Católica houve o surgimento de novas doutrinas religiosas como o luteranismo, o calvinismo e o anglicanismo. O movimento teve início em 1517 com Martinho Lutero, um monge alemão que publicou 95 teses que criticavam a Igreja, em especial a corrupção moral dos religiosos e a venda de indulgências. Diante da atitude de Lutero, a Igreja o excomungou promovendo uma cisão religiosa na região onde hoje é a Alemanha. Parte dos nobres colocou-se contra Lutero, parte a favor. Os que ficaram ao seu lado ajudaram-no e ele pode se concentrar em preparar a nova doutrina, o luteranismo, além de como primeiro passo, traduzir a Bíblia para que todos tivessem acesso à sagrada Escritura. Lutero defendia a salvação pela fé, a existência de dois sacramentos - batismo e eucaristia, não reconhecia organização através de hierarquias e era contra o celibato. Além do luteranismo, surgiram outras duas doutrinas religiosas: o calvinismo e o anglicanismo. O calvinismo foi fundado por João Calvino e se difere do luteranismo em relação à predestinação. Para Calvino os que seriam salvos já haviam sido escolhidos, estava predestinados e o trabalho era sinal disso. Já o anglicanismo surgiu a partir de uma ruptura política entre o rei Henrique VIII e o papa. O monarca pediu para que o papa anulasse seu casamento, pois sua esposa não havia lhe dado um herdeiro. Diante da recusa do papa, o rei rompeu com a Igreja e declarou-se chefe da Igreja inglesa. O anglicanismo conservou muito da Igreja Católica, porém, recebeu influências das outras doutrinas protestantes.


Contrarreforma ou Reforma Católica

A Contrarreforma ou a Reforma Católica foi o movimento de reação da Igreja Católica diante da reforma protestante e do surgimento de novas doutrinas. Para conter a perda de fieis, a Igreja passou a tomar medidas que visavam garantir seu poder e influência na Europa Ocidental. Entre os anos de 1545 e 1563 aconteceu o Concílio de Trento que tinha por objetivo decidir as ações da Igreja. Foi acordado que não haveria mudanças nas ações e na fé católica, aliás, elas deveriam ser reforçadas e por esse motivo criaram a ordem religiosa dos jesuítas. Os jesuítas tinham a função de promover ações educativas e disciplinadoras ao divulgar a fé católica. Além disso, o Tribunal do Santo Ofício da Inquisição foi reativado com o objetivo de julgar e condenar os acusados de crimes contra a igreja (heresia). Outra ação da Igreja foi a criação de uma lista de livros proibidos, o Index librorum prohibitorum, as pessoas que fossem acusadas de ler livros que estavam nesta lista poderiam ser condenados pela Inquisição. A Contrarreforma possibilitou a Igreja Católica conter a expansão do protestantismo em alguns países europeus como Espanha e Portugal.

O vídeo abaixo, do Telecurso 2000, contribui para a compreensão tanto da Reforma Protestante quanto da Contrarreforma (ou Reforma Católica), ambas fazem parte da Reforma Religiosa.



Fontes de pesquisa:
http://www.idademediaimagenscotidiano.com.br/home. 
https://clionainternet.wordpress.com/tag/inovacoes-tecnicas-na-idade-media/
http://sesi.webensino.com.br/sistema/webensino/aulas/repository_data//SESIeduca/ENS_MED/ENS_MED_F01_HIS/039_HIS_ENS_MED_01_04/ampliando_horizontes.html
http://sinaisdahistoria.blogspot.com.br/2011/08/renascimento-cultural-e-cientifico.html
http://www.suapesquisa.com/renascimento/renascimento_cientifico.htm
http://www.suapesquisa.com/renascimento/
http://escola.britannica.com.br/assembly/170561/Retrato-do-padre-e-estudioso-alemao-Martinho-Lutero-responsavel-pelo
http://g1.globo.com/globo-news/milenio/platb/2009/11/11/a-relevancia-de-henrique-viii/
http://www2.uol.com.br/historiaviva/noticias/ano_calvino_de_historia_a_chocolates.html
http://educacao.globo.com/historia/assunto/modernidade-na-europa/reformas-protestantes-e-contrarreforma.html
http://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/contrarreforma-novo-folego-ao-catolicismo.htm

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